quinta-feira, 30 de maio de 2013

Feira de Ciências: O cérebro e a memória

 
 
Visita realizada por Sueli
  
 

É muito difícil calcular qual a importância da memória para nós humanos. Mas ela é muito grande se pensarmos em nossa história evolutiva, os nômades primitivos precisavam se lembrar de onde havia comida, água, riscos, abrigos e até mesmo as fisionomias, para identificar se aqueles que se aproximavam eram amigos ou inimigos.

O desenvolvimento da memória se deu em conjunto do desenvolvimento cerebral em nossa espécie. E embora seja muito difícil entender o funcionamento de nossos cérebros, aos poucos, áreas de estudo como a neurociência têm nos ajudado a entendê-lo melhor.

O Cérebro e as funções cerebrais têm sido estudados cientificamente por diversos ramos do saber. É um projeto pluridisciplinar. Nasceu assim a neurociência com o objetivo de estudar o funcionamento do Sistema Nervoso, nomeadamente do Sistema Nervoso Central, a partir de uma perspectiva biológica. A psicologia, depois de se ter emancipado da filosofia e de vários conceitos religiosos, tem por objetivo estudar cientificamente o comportamento do indivíduo e como este se relaciona com as estruturas cerebrais.

Testes de comportamento podem avaliar sintomas de doenças e o desempenho mental, mas também são medidas indiretas das funções cerebrais e podem não ser práticas em todos os animais. Permitem o estudo da anatomia e da distribuição de proteínas no Cérebro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário