Categorias geográficas na elaboração de um jornal escolar
Objetivos
- Desenvolver a leitura crítica de notícias e do cotidiano.
- Criar vínculos identitários com a escola e os arredores.
- Expressar seus conhecimentos e opiniões por meio de textos jornalísticos
- Escrever textos pertencentes a gêneros jornalísticos a partir da sua percepção sobre o assunto, utilizando o gênero artigo para opinar nas informações.
Conteúdos
- Categorias geográficas: lugar, paisagem, território, espaço e região.
- Características dos textos jornalísticos.
Anos
6° ao 9° ano.
Tempo estimado
Pode variar de acordo com a periodicidade decidida para o jornal: mensal, bimestral ou semestral. Mínimo de oito aulas para cada edição.
Material necessário
Jornais de circulação local, regional e nacional para consulta e referência dos alunos; câmeras fotográficas, gravadores de áudio, lápis, caneta e blocos de anotação para a captação do material utilizado nas reportagens; computadores com acesso a internet.
Desenvolvimento
Por tratar de acontecimentos da escola, é importante apresentar o projeto à equipe gestora que, em alguns casos, precisará pedir autorização à Secretaria de Educação ou à Diretoria de Ensino.
Objetivos
- Desenvolver a leitura crítica de notícias e do cotidiano.
- Criar vínculos identitários com a escola e os arredores.
- Expressar seus conhecimentos e opiniões por meio de textos jornalísticos
- Escrever textos pertencentes a gêneros jornalísticos a partir da sua percepção sobre o assunto, utilizando o gênero artigo para opinar nas informações.
Conteúdos
- Categorias geográficas: lugar, paisagem, território, espaço e região.
- Características dos textos jornalísticos.
Anos
6° ao 9° ano.
Tempo estimado
Pode variar de acordo com a periodicidade decidida para o jornal: mensal, bimestral ou semestral. Mínimo de oito aulas para cada edição.
Material necessário
Jornais de circulação local, regional e nacional para consulta e referência dos alunos; câmeras fotográficas, gravadores de áudio, lápis, caneta e blocos de anotação para a captação do material utilizado nas reportagens; computadores com acesso a internet.
Desenvolvimento
Por tratar de acontecimentos da escola, é importante apresentar o projeto à equipe gestora que, em alguns casos, precisará pedir autorização à Secretaria de Educação ou à Diretoria de Ensino.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário