sábado, 1 de junho de 2013

Aula-fora - sequência didática


Como elaborar uma exposição de Arte.
As exibições de obras de arte crescem em tamanho e número de visitantes. Explique como funcionam e envolva a turma na organização de uma mostra



Objetivos - Conhecer o universo dos museus e das exposições de arte.
- Reconhecer e valorizar os espaços culturais, as atividades por eles promovidas e seu papel na sociedade.

Conteúdo
- Planejamento e montagem de exposições de arte

Anos Ensino Fundamental 2

Tempo estimado Oito aulas

Materiais necessários

- Cópias da reportagem "No topo" (BRAVO!, Ed 177. maio de 2012) para todos os alunos.
- Material para a montagem da exposição variam com o local e o tema.

   As etapas iniciais, de contextualização e apresentação das tarefas poderão ocupar dois encontros, no entanto a execução do projeto em si poderá necessitar de um período mais longo e dependerá muito do tamanho da exposição.

Introdução
   Desde a criação dos primeiros museus, durante o século 20, as exposições são o espaço onde muita gente tem o primeiro contato com obras de arte. Nas últimas décadas estes eventos têm se multiplicado em número e porte.


- Conceitos introdutórios   Comecem perguntando quem já foi a uma exposição. Como há exposições de arte, de plantas, de automóveis etc., identifique o tipo visitado pelos alunos e explique que neste projeto a turma vai tratar da exposição de artes.

Avaliação
   Observe o envolvimento dos alunos nas etapas e investigue se ganharam mais intimidade com o tema. O sucesso da exposição mostra também se a turma conseguiu compreender o funcionamento de um evento como este e se reconhecem a importância das instituições culturais para a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário